Roseicollis

 

É a espécie de maior número e a mais popular no  mundo. Mede 15 a 17 cm e o seu peso normal é de 45g para o macho e 50 g para a fêmea e não apresenta dimorfismo sexual. Esta espécie  passa hoje em dia por uma transformação com o aparecimento de um novo roseicollis conhecido por pena longa (longfeather) cujo tamanho chega  a atingir 21 cm e o seu peso é cerca de 50% mais do que o normal.

São normalmente sociáveis entre si mas bastante agressivos para com os outros pássaros.

Durante a época de criação as fêmeas transportam o material de construção dos ninhos nas penas do dorso e da rabadilha. Apesar de os machos se abrigarem nos ninhos , não transportam o material para a sua construção. O ninho pode ser construído de forma elaborada a exemplo dos personatas como podem somente forrar o chão. Tudo vai depender da quantidade de material que estiver á sua disposição . Este material pode ser palha de milho, ramos de salgueiro, sabugueiro, pinheiro, tiras de papel e folhas de palmeira. Este último é o mais apreciado porque permite-lhes cortar as folhas em pequenas tiras que são facilmente transportadas para o ninho. Além disso quando são frescas fornecem humidade ao ninho. Esta humidade é fundamental para os ovos, evitando que a casca dos mesmos se torne extremamente dura, o que  dificulta ou impede os filhotes de nascerem.

O acto de provocação para o acasalamento não é tão acentuado como nas espécies com contorno branco nos olhos.

A postura é de cerca de 5 ovos e o tempo de incubação é de 22 dias. Os ovos podem começar a ser chocados a partir do 1º ovo, como podem ser só a partir do 2º ou 3º ovo. As crias nascem com aproximadamente 3g de peso e só são alimentadas pela mãe a partir do 2º dia de vida permanecendo no ninho 5 a 6 semanas. A sua alimentação é tarefa da fêmea nas primeiras 3 semanas de vida, que por sua vez é alimentada pelo macho que regurgita o alimento para o bico desta. Após este período a alimentação dos filhotes é feita pelo casal mas mais predominantemente pelo macho. Mesmo após a saída dos filhotes do ninho o macho continua durante o período de aprendizagem dos filhotes a alimentá-los no bico, bem como a defendê-los de outros pássaros.

 

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode