Catatuas

                     

As catatuas são animais extremamente gregárias, que precisam muito da companhia de outras aves e de seres humanos. Se deseja uma aves destas, saiba desde já que ela vai necessitar do seu cuidado tanto quanto um cão ou um gato precisa.
Se uma catatua não tem a atenção necessária, ela pode começar a manifestar certos sintomas, como a perda da plumagem, mudança no comportamento, e até mesmo chilrear demasiado alto.
Se mantiver mais de uma ave no mesmo ambiente ou aviário, elas podem começar a se comunicar umas com as outras.

Descrição: As catatuas são as aves mais destrutivas da família dos papagaios. Têm bicos fortes que podem fazer alguns estragos se elas não tiverem brinquedos adequados para este fim. Costumam estar sempre a mexer na fechadura da gaiola ou do aviário onde estão para tentar fugir.
Estas aves podem ter aproximadamente 50 centímetros de comprimento, têm a plumagem branca e uma belíssima crista amarela. A diferenciação dos sexos pode ser feita pela cor dos olhos. Enquanto o macho tem os olhos pretos, as fêmeas possuem a íris castanho-avermelhada. Podem viver até uma idade muito avançada, sendo que a média é de 40 anos, mas há relatos de espécies que viveram muito mais do que isso.
Uma característica comum das catatuas é a sua capacidade de fazer barulho, principalmente se estiver dentro de casa, mas também o é em seu habitat natural. Estas aves podem ser facilmente domesticadas, bastando para isto um pouco de paciência dos seus donos.
As catatuas têm uma boa convivência entre si, e também com outras aves, mesmo com aves menores, mas evite colocá-los com certos tipos de periquitos, que podem torná-las agressivas. Se deseja fazer uma criação, saiba que esta espécie atinge a maturidade aos quatro ou cinco anos. A fêmea põe entre dois e três ovos, que choca alternadamente com o macho.
Durante os dois primeiros meses das crias, estas não conseguem se cuidar sozinhas, devendo ser tratadas e alimentadas pelos pais durante algum tempo. Nesta época de cria, convém que os donos das catatuas sejam calmos e tranquilos, já que para a ave esta é uma época mais delicada, em que pode se tornar mais agressiva. 

Alojamento: As catatuas pertencem à família dos papagaios, aves que têm tendência de destruir objectos com muita facilidade. Por isso, a gaiola ou aviário da catatua devem ser bem reforçados. O ideal é que coloque uma árvore ou tronco dentro do ambiente onde está a ave para que esta possa trepar à vontade, e que lhes dê alguns “brinquedos” para que elas possam ficar entretidas com eles e não destruam outras coisas ou comecem a ter um comportamento modificado. Seja em uma gaiola ou aviário, o ambiente que abrigar a catatua deve ser bastante amplo, para que esta não se magoe durante o voo, principalmente nas asas, na crista ou na cauda.

Alimentação: A respeito da alimentação, as catatuas podem se alimentar com uma mistura própria para papagaios e catatuas. Geralmente as misturas têm todos os tipos de nutrientes necessários ao desenvolvimento da catatua, mas em alguns casos, pode ser conveniente proporcionar-lhes um complemento de vitaminas e sais minerais.
As catatuas devem ser alimentadas sempre que possível, e o melhor é que seja diariamente, com bagas de frutas frescas de toda a espécie, com excepção de abacate, que podem ser venenosos para elas. Uma mistura de arenito também é recomendável, e da mesma forma, poderá dar-lhe algo para que possa roer, algo que as catatuas gostam muito de fazer. O melhor são os galhos de salgueiro ou de aves frutíferas.

Higiene: Assim como muitas outras aves, as catatuas gostam de tomar banho, principalmente no verão. Apreciam um banho de chuveiro com água morna, que pode ser dado com um pequeno borrifador das plantas. Certos criadores recomendam que as aves que são mantidas em ambientes fechados, devem tomar um banho de chuveiro todos os dias.

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode